Postagens populares

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Animando Histórias





















ANIMANDO HISTÓRIAS

Ana Cristina de Oliveira Borsatto


Buscando sempre uma maneira lúdica e envolvente de fazer com que os alunos se expressem, criem e desenvolvam, foram propostas várias maneiras de contar suas histórias. Todas alternativas de animar uma história foram sendo desenvolvidas usando recursos que temos na escola, adaptando e criando novas possibilidades, sempre buscando o envolvimento de todos os alunos. No decorrer do trabalho aprendemos com os desafios, buscamos soluções em conjunto e tendo a certeza que mais importante é a riqueza das descobertas e não apenas a apresentação final.





Primeiramente foram feitos exercícios de desenho, proporção da figura humana, perspectiva, estudo de personagens, caricaturas, recursos usados nas histórias em quadrinhos. Passamos a criação de personagens. Inicialmente pesquisamos personagens já conhecidos, analisamos a personalidade, lugar onde viviam, características do desenho. Após cada um criar seus personagens, foi proposto o trabalho em grupos, juntando personagens e criando as histórias. Filmes foram mostrados, analisamos, vimos making off, observarmos a organização deles, como exemplo: “Fuga das galinhas”
Organizou-se os grupos simulando um estúdio cinematográfico em que todos componentes do grupo teriam suas funções: Criadores da história; roteirista (story board: roteiro em forma de história em quadrinhos mostrando a seqüência da história); montagem dos personagens; fotografia; edição.





Nenhum comentário:

Postar um comentário